terça-feira, 25 de junho de 2013

Universidade federal de Roraima
Centro de educação (Ceduc)
Curso de Pedagogia
Disciplina: Tics
Professora: Teresa Kátia
Acadêmica: Nayara Diogo

 

Ativdade 5


Conceito 1: Entre as definições mais conhecidas podemos citar  a de Gustavo Cirigliano(1983) que diz que a educação à distância é um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos se situam de um lado, a relação presencial professor -aluno, e de,outro,a educação autodidata,aberta,em que o aluno não precisa da ajuda do professor"(apud LANDIM,1997,P.28)

Conceito 2: A Ead pode ser definida como uma "relação professor-aluno ou ensino aprendizagem mediada pedagogicamente e mediatizada por diversos materiais intrucionais e pela orientação tutorial. Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais como para aquele que usam as novas tecnologias.(Riano,1997,p.20)

Conceito próprio de educação à distância: ''A educação à distância é um processo que ocorre em dois momentos: o primeiro, o professor interage com o aluno,atuando pedagogicamente,fazendo o uso de materiais instrucionais.No segundo momento, o aluno não precisa ser mediado pelo profesor,pois sua educação é aberta,podendo estudar no pólo de ensino,apenas sob a orientação tutorial"( Nayara,2013).

 Síntese: A educação à distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo a cada dia.Nos pólos de ensino, dependendo do curso, os encontros presenciais ocorrem 3 vezes na semana,outras vezes apenas um encontro presencial,podendo o aluno estudar em casa individualmente pelo seu computador.
Baseado nesse pequeno trecho, podemos considerar a hipótese de que muitas pessoas em busca de qualificação profissional,optam por essa modalidade,visando conciliar estudo e trabalho,assim ampliando sua formação acadêmica sem muitos impasses.
Em outro momento, a EAD promove a continuidade dos estudos de profissionais que já possuem graduação. A UNINTER, é um pólo de ensino que oferece por exemplo uma qualificação para profissionais da rede básica de ensino,ofertando o curso de Alfabetização e Letramento.
"Acredito que não há avanço,crescimento pessoal,profissional, quando o ser humano desiste antes de começar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário