terça-feira, 25 de junho de 2013

Conceitos de educação á distância/síntese

  

Universidade Federal de Roraima
Centro de educação(CEDUC)
Curso de pedagogia
Disciplina:TICs
Professora :Teresa Kátia
Acadêmica: Nayara Diogo



 Atividade n° 5



Conceito 1: Entre as definições mais conhecidas podemos citar a de Gustavo Cirigliano(1983) que diz que a '' a educação à distância é um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos se situam  de um lado,a relação presencial professor-aluno,e, de outro,a educação autodidata,aberta,em que o aluno não precisa da ajuda do professor"(apud LANDIM,1997,P.28).


Conceito 2: A EAD pode também ser definida como uma "relação professor-aluno ou ensino-aprendizagem mediada pedagogicamente  e mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial.Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais como para aqueles que usam as novas tecnologias.(Riano,1997,p.20).


Conceito próprio de educação à distância: " A educação à distância é um processo que ocorre em dois momentos: o primeiro, o professor interage com o aluno,atuando pedagogicamente,fazendo o uso de materiais instrucionais. No segundo momento,o aluno não precisa ser mediado pelo professor ,pois sua educação é aberta,podendo estudar no pólo de ensino,apenas sob a orientação tutorial"( Nayara,acadêmica do curso de pedagogia,2013)


Síntese:

  A educação à distância é uma modalidade ensino que vem crescendo a cada dia.Nos pólos de ensino,dependendo do curso,os encontros presenciais ocorrem 3 vezes na semana,outras vezes apenas um encontro presencial,podendo o aluno estudar em casa individualmente pelo seu computador.
Baseado nesse pequeno trecho,podemos considerar a hipótese que muitas pessoas em busca de qualificação profissional,optam por essa modalidade,por acreditarem na possível conciliação de estudo e trabalho,visando ampliar sua formação acadêmica sem muitos impasses.
Em outro momento, a EAD promove a continuidade dos estudos de profissionais que já possuem graduação. A UNINTER é um pólo de ensino que oferece por exemplo, o curso de  Alfabetização e letramento para os profissionais da rede básica de ensino.
''Acredito que só há avanço,crescimento pessoal,profissional,quando o ser humano desiste antes de começar"( Nayara Diogo)

Referências: LANDIM,C.M.F.Educação a distância: algumas considerações.Rio de Janeiro,1997.
   RIANO,M.B.R.la evaluación em Educação a distância. Rio de Janeiro.Instituto de Pesquisa Avançadas.AnoIV,1997,P.19 á35.

Disponível em:http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicaçoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/introducao-a-educacao-a-distancia.

Um comentário: